Cursos disponibles

O curso a distância tem o objetivo de fornecer aos interessados os conceitos básicos da Geopolítica e propiciar os conteúdos metodológicos indispensáveis para a compreensão da atual dinâmica contemporânea. Historicamente vinculada ao processo imperialista, a Geopolítica ganhou projeção durante a II Guerra Mundial, mais precisamente com a Alemanha liderada por Adolf Hitler. Com a derrota do projeto expansionista alemão, a Geopolítica entrou em declínio nos anos seguintes. Nos anos 1950 e 1960, a disciplina retomou o seu fôlego e vem perdendo a sua áurea de "maldita".

Programa do Curso

Módulo I: As Bases Teórico-históricas para a Formação da Geopolítica

Módulo II: Geopolítica, Geoestratégia e Geografia Política: as Diferenças

Módulo III: As Escolas Geopolíticas

Módulo IV: As Geopolíticas Contemporâneas

Carga horária total: 20h

O curso de Política Externa Contemporânea tem como objetivo analisar os principais fenômenos e desafios que marcaram a reinserção internacional do Brasil no Pós-Guerra Fria. Em meio ao quadro de desordem global, a Política Externa Brasileira foi marcada pela emergência de diferentes fases, envolvendo desde a perspectiva de reinserção competitiva nas dinâmicas do capitalismo neoliberal e afirmação da globalização até ao declínio da inserção internacional a partir da segunda década do século XXI. Na conjunção entre a História da Política Externa e a História do Tempo Presente, avança-se na compreensão sobre os limites e as possibilidades de uma inserção mais assertiva do Brasil em meio ao aprofundamento da crise sistêmica.

 

Programa do Curso:

Módulo I - Fundamentos Teórico-Metodológicos ao Estudo da Política Externa/ Bases Institucionais e Históricas na formação da PEB durante a Nova República

Módulo II - A Política Externa entre Collor e FHC (1990-2002)

Módulo III - Os tempos da Política Externa Altiva e Ativa nos governos Lula (2003-2010)

Módulo IV - O declínio na inserção internacional do Brasil (2011/12 - 2022) e as perspectivas do novo governo Lula (2023)

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em ANÁLISE GEOPOLÍTICA propõe a formação e atualização de profissionais com atuação em vários segmentos do mercado de trabalho para desenvolver uma visão estratégica e holística dos atuais fenômenos geopolíticos contemporâneos.

Análise dos Sistemas-Mundo (ASM) foi elaborada a partir das contribuições de Fernand Braudel,  Raúl Prebisch;  Amir Samir, e Giovanni Arrghi, C. L. R. James, Eric Williams e Frantz Fanon, surgiu como uma critica aos moldes até estão estabelecidos pelas Ciências Humanas pelo centro do capitalismo. Immanuel  Wallerstein (1934-2019)  desde então, vem provocando um grande debate na área com sua abordagem que, segundo ele, não é uma teoria.

É o scholar norte-americano que desde meados dos anos 1990 aponta para o declínio dos EUA, fato que vem se comprovando nos últimos anos. O presente curso tem como objetivo apresentar o trabalho intelectual de Immanuel Wallerstein na construção da Análise dos Sistemas-Mundo e na compreensão da crise capitalista atual.


Programa do Curso

Módulo 1 - Quebrando Paradigmas: as Origens das Análises dos Sistemas-Mundo

Módulo 2 - A Análise dos Sistemas-Mundo e os Ciclos Sistêmicos de Acumulação

Módulo 3 - O Declínio da Primazia dos EUA

Módulo 4 - A Análise dos Sistemas-Mundo e as Relações Internacionais