O curso de Política Externa Contemporânea tem como objetivo analisar os principais fenômenos e desafios que marcaram a reinserção internacional do Brasil no Pós-Guerra Fria. Em meio ao quadro de desordem global, a Política Externa Brasileira foi marcada pela emergência de diferentes fases, envolvendo desde a perspectiva de reinserção competitiva nas dinâmicas do capitalismo neoliberal e afirmação da globalização até ao declínio da inserção internacional a partir da segunda década do século XXI. Na conjunção entre a História da Política Externa e a História do Tempo Presente, avança-se na compreensão sobre os limites e as possibilidades de uma inserção mais assertiva do Brasil em meio ao aprofundamento da crise sistêmica.

 

Programa do Curso:

Módulo I - Fundamentos Teórico-Metodológicos ao Estudo da Política Externa/ Bases Institucionais e Históricas na formação da PEB durante a Nova República

Módulo II - A Política Externa entre Collor e FHC (1990-2002)

Módulo III - Os tempos da Política Externa Altiva e Ativa nos governos Lula (2003-2010)

Módulo IV - O declínio na inserção internacional do Brasil (2011/12 - 2022) e as perspectivas do novo governo Lula (2023)